Lei de Resfriamento
CENTRO DE ENGENHARIAS CIVIL E ELÉTRICA
Jhennyffer Gonçalves
Marcelo Dérick Oliveira
Matheus Mozer
Olivia Bittencourt
LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON
Palmas
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CENTRO DE ENGENHARIAS CIVIL E ELÉTRICA
Jhennyffer Gonçalves
Marcelo Dérick Oliveira
Matheus Mozer
Olivia Bittencourt
LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON
Relatório apresentado à disciplina Princípios Experimentais de Física, sob orientação do Prof. Me. Heverton Silva de Camargos.
Palmas
2014
SUMÁRIO
Introdução.................................................................................................................03
Material e Métodos...................................................................................................04
Resultados.................................................................................................................05
Conclusões................................................................................................................06
Referências Bibliográficas........................................................................................06
INTRODUÇÃO
Considerando um corpo com temperatura ligeiramente maior que a temperatura ambiente, Newton estabeleceu um principio físico que explica o comportamento do corpo em questão e de como sua temperatura varia como o passar do tempo.
Se a transferência de calor for entre átomos e moléculas, sem que haja transporte destes, o processo é denominado Condução. O fluxo térmico neste caso é dado por:
Equação 1
Sendo Q a quantidade de calor conduzida, t o tempo, K a condutividade térmica, A a área da seção, L o comprimento e (T-To) a variação de temperatura.
A quantidade de energia térmica Q necessária para elevar ou diminuir a temperatura de um corpo é proporcional à variação de temperatura e à massa do corpo:
Equação 2