O Solo
Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de Biologia da 12ª Classe tendo como tema: Composição do Solo
O trabalho está divido em três partes a introdução onde se faz uma abordagem geral dos aspectos que serão desenvolvidos no trabalho.
No desenvolvimento fala-se da constituição, Funções, Descrição e textura do Solo, finalmente faz-se a conclusão do trabalho onde se faz a reflexão dos aspectos que foram desenvolvidos no trabalho.
Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
Constituição
O solo é constituído essencialmente por matéria mineral, matéria orgânica, água e ar. É portanto, considerado como um sistema trifásico pois divide-se em três fracções: fracção sólida (matéria mineral associada a matéria orgânica), fracção líquida (água) e fracção gasosa (ar). As proporções de matéria orgânica e matéria mineral podem variar consoante a natureza dos solos. No entanto, quer estes tenham muita ou pouca matéria mineral ou matéria orgânica os solos contêm proporções variáveis de água com substâncias dissolvidas (solução do solo) e ar (atmosfera do solo).
A Matéria mineral do solo pode incluir, em proporções variáveis, fragmentos de rocha, minerais primários, em resultado da fragmentação da rocha-mãe, e minerais de origem secundária, estes resultantes da alteração dos primários nomeadamente, os minerais de argila, óxidos e hidróxidos de alumínio e ferro e por vezes, carbonatos de cálcio, magnésio, entre outros. Apresentam-se na forma de fragmentos ou partículas de formas e dimensões muito variáveis desde pedras de cascalho até materiais tão finos que apresentam propriedades coloidais. As proporções destas partículas no solo permitem definir a textura deste.
A Matéria orgânica do solo é constituída por restos de plantas e outros