Quimica
Essas propriedades estão dividas em quatro partes, sendo elas: Tonoscopia,
Ebulioscopia, Crioscopia e Osmometria.
As substâncias puras se apresentam com constante físicas definidas, como ponto de congelamento, ponto de ebulição, etc.
Adicionando partículas de solutos não voláteis ao solvente , essas constantes podem sofre alterações. Essas alterações estão relacionadas às propriedades coligativas das soluções, ou seja, à quantidade de partículas de soluto. Pressão e vapor A evaporação e a sublimação são quando as moléculas movemse de maneira livre e independente, quando as moléculas alcançam energia cinética suficiente para romper a coesão dos estados líquido e sólido.
Na condensação e sublimação (gás => sólido), ocorre quando há coesão suficiente para manter as moléculas unidas. Pressão de vapor de um líquido ou sólido é a pressão que exerce seu vapor quando alcança o equilíbrio com sua outra fase em um recipiente. Volatilidade Pode ser definida como uma substância que muda para a fase gasosa na temperatura ambiente. Quanto mais volátil a substância a uma temperatura, maior sua pressão de vapor. Ebulição X evaporação A temperatura de ebulição de um líquido é a temperatura em que a pressão de vapor atinge o valor da pressão atmosférica externa.
A ebulição ocorre quando a vaporização se dá em toda a massa do líquido e não somente em sua superfície. Isso ocorre quando a pressão de vapor se iguala à atmosférica. Tonoscopia Estuda a queda de pressão de vapor do solvente puro quando ocorre adição de partículas de soluto não volátil, não importando a natureza dessas partículas, somente a quantidade. X1=
ΔP/ P2 onde, ΔP = variação de vapor do solvente puro P2 = pressão de vapor do solvente puro X1 =