resum o reprodutibilidade tecnica
- As obras sempre foram um objeto de reprodução, mas a reprodutibilidade tecnica de obras de arte é um processo novo, envolvendo a xilogravura (a estampa em chapa de cobre e a agua-forte) assim com a lotografia( artes graficas), mas foram ultrapassadas pela fotografia, onde a mão foi substituida pelo olho que aprende mais depressa do que a mão desenha.
- A reprodução tecnica do som surgiu e atingiu um alto padrão de qualidade.
- A reprodução tecnica tem mais autonomia que a manual : o autentico não preserva toda sua autoridade com relações a reprodução tecnica, mesmo o conteudo ficando intacto, as reproduções desvalorizam o seu aqui e agora, sua autencidade.
- A aura é uma figura singular, composta de elementos espaciais e temporais: a aparição unica de uma coisa distante por mais perto que ela esteja.
- As mais antigas obras de arte surgiram a serviço de um ritual, inicialmente magico e depois religioso, tem u fundamento teologico. Com o surgimento da fotografia, levou a arte a pressentir uma proximidade de uma crise, no momento em que o criterio da autentencidade deixa aplicar-se à produção artistica. Em vez de fundar-se no ritual ela passa a se fundar na politica. No cinema, a reprodutibilidade tecnica não é uma condiçao externa para sua difusão maçiça. A difusão se torna obrigatoria pelo custo alto de produção de um filme.
- Os dois polos no interios das obras de arte são o valor de culto e o valor da exposição. O valor de culto a obra de arte levou-a ser concebida em 1º lugar como instrumento magico e seu valor de exposição talve se revele mais tarde como secundaria.
- Com a fotografia o vaor de culto começa a recuar diante do valor de exposição.
- O ponto de vista artistico que marcou toda a evoluçao artistica posterior era o oposto do nosso atual onde as obras são reprodutiveis em grande escala e amplitude.
- Fotografia e ciema como arte: as dificuldades com que a fotografia confrontou a estetica