SISTEMA EXCRETOR
Introdução 2
SISTEMA EXCRETOR 3
Constituição 3
Função 4
Como funcionam os rins 4
Regulação da função renal 6
Doenças relacionadas ao sistema excretor: 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de Biologia da 12ª Classe tendo como tema: O Sistema Excretor
O trabalho está divido em três partes a introdução onde se faz uma abordagem geral dos aspectos que serão desenvolvidos no trabalho.
No desenvolvimento fala-se da definição, constituição, função e doenças do tema acima supracitado, finalmente faz-se a conclusão do trabalho onde se faz a reflexão dos aspectos que foram desenvolvidos no trabalho.
SISTEMA EXCRETOR
O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo.
Constituição
- É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.
Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posição estão protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura. Têm a forma de um grão de feijão enorme e possuem uma cápsula fibrosa, que protege o córtex - mais externo, e a medula - mais interna.
Cada rim é formado de tecido conjuntivo, que sustenta e dá forma ao órgão, e por milhares ou milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal.
O néfron é uma longa estrutura tubular microscópica que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula de Bowman, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal; este desemboca em um tubo coletor. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.
Função
Eliminar as substâncias que estão em excesso, chamado de equilíbrio dinâmico, que é fundamental para o bom funcionamento da célula com o meio.
Como