Ligas Met licas N o Ferrosos
São ligas onde o ferro não é o elemento majoritário, dois exemplos dele são Latão e o Bronze.
LATÃO
1. Composição
O latão é uma liga metálica de cobre e zinco com percentagens deste último entre 3% e 45%, dependendo do tipo de latão. Outros metais podem ser adicionados, e variando a quantidade e a proporção destes metais, alteram-se as propriedades da liga. Ocasionalmente se adicionam pequenas quantidades de alumínio, estanho, chumbo e arsênio para potencializar algumas das características dessa ligação, dependendo de como e onde a liga será utilizada.
2. Funções
2.1. Composição Outros metais podem ser adicionados às composições da liga alem do cobre e zinco, e variando a quantidade e a proporção destes metais, alterando se as propriedades da liga. Ocasionalmente se adicionam pequenas quantidades de outras substancias para potencializar algumas das características dessa ligação, dependendo de como e onde a liga será utilizada.
Para aprimorar dadas propriedades do latão como resistência e usinabilidade, por exemplo. Algumas vezes são adicionados à constituição da liga outros metais, sendo eles o chumbo, o estanho e o níquel. O latão ao chumbo normalmente possui de 1 a 3% de chumbo em sua composição e apresenta uma excelente usinabilidade; o latão ao estanho possui aproximadamente 2% de estanho e, por ser bastante resistente à corrosão, é muito utilizado na produção de peças de barcos; já o latão ao níquel substitui o bronze na fabricação de molas e outros.
2.2. Propriedades
É bastante maleável mais que o cobre ou o zinco separadamente, dúctil, resistente a impactos e um bom condutor de energia térmica e energia elétrica. Quanto maior o teor de zinco maior a resistência mecânica sem queda apreciável na ductilidade, menor a resistência à corrosão, menor o preço do latão.
Possui um ponto de fusão relativamente baixo e pode ser fundido facilmente em pequenos fornos especializados. Este ponto de fusão não é fixo, ele é