Recife De Coral
Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de Biologia da 12ª Classe tendo como tema: Composição do Solo
O trabalho está divido em três partes a introdução onde se faz uma abordagem geral dos aspectos que serão desenvolvidos no trabalho.
No desenvolvimento fala-se do conceito dos recifes de corais, Classificação cientifica, Subclasses e ordens, finalmente faz-se a conclusão do trabalho onde se faz a reflexão dos aspectos que foram desenvolvidos no trabalho.
Recife de coral
Um pouco da biodiversidade de um recife de coral.
Anatomia de um pólipo de coral. O termo recife de corais refere-se a um habitat marinho que está entre os ambientes de maior biodiversidade do planeta. O recife é formado por algumas espécies de corais (animais pertencentes ao grupo dos cnidários) capazes de secretar um exoesqueleto calcário, juntamente com algas calcárias que produzem finas lâminas de carbonato de cálcio, que vão se acumulando e cimentando a estrutura do recife
Coral
Corais são animais cnidários da classe Anthozoa, que segregam um exosqueleto calcário ou de matéria orgânica, ao contrário das anêmonas-do-mar, que pertencem à mesma classe. Os indivídos adultos são pólipos individuais ou coloniais e encontram-se em todos os oceanos.[1]
Os corais podem constituir colônias coloridas e podem formar recifes de grandes dimensões que albergam um ecossistema com uma grande biodiversidade e produtividade.
O maior recife de coral vivo encontra-se na Grande Barreira de Coral, na costa da Queensland, Austrália, que é considerado o maior indivíduo vivo da Terra. A maioria das espécies de coral que constroem recifes desenvolve-se em águas tropicais e subtropicais, mas podem encontrar-se pequenas colónias de coral até em águas frias, como ao largo da Noruega.
Os