Recifes de corais
No Brasil, os recifes de coral se distribuem por aproximadamente 3 mil quilômetros da costa, do estado do Maranhão ao Sul da Bahia, mais especificamente Abrolhos, representando as únicas formações recifais do Atlântico Sul. Nessa área, existem nove unidades de conservação, que protegem uma parcela significativa do ecossistema recifal.
Das 350 espécies de corais existentes no mundo todo, 18 delas encontram-se no Brasil, sendo que oito só existem em mares brasileiros.
Corais
Com ocorrência em locais costeiros de águas claras, rasas e quentes, os corais são importantíssimos para muitas populações que dependem dele para a pesca, turismo e, principalmente por se tratar do ecossistema marinho que possui maior biodiversidade com inúmeros peixes, crustáceos e outros animais marinhos que dependem direta ou indiretamente dele, além de oferecer proteção aos sistemas costeiros como uma barreira natural para as marés.
Os Recifes de Corais
Os recifes de corais tem como características
Protegem a costa contra a ação erosiva dos mares.
São sensíveis às variações de temperaturas.
São a base de sobrevivência de espécies, inclusive pelágicos, que não vivem nos corais.
Crescem verticalmente de 0,2 a 8mm/ano.
Os moluscos e caranguejos se alimentam dos corais ou seu muco.
Recifes de algas Calcárias As algas tem fundamental função de proteção e aderência/cimentação dos organismos marinhos, podendo ter crescimento vertical de 0,3 a 10mm/ano e ramificação de 8 a 20mm/ano. No Brasil, os recifes de algas calcáreas se encontram no nordeste e no único atol do atlântico sul, o atol das rocas.
Fontes
‘www.infoescola.com
‘www.recifescosteiros.org.br
‘www.portalsaofrancisco.com.br
‘www.museudouna.com.br