O retorno de martin guerre
O livro gira em torno da vida de Martin Guerre, um camponês basco que se muda para uma pequena vila com a sua família e é casado pelos seus pais com uma jovem chamada Bertrande, casamento este que une duas famílias diferentes, mas com interesses financeiros iguais. Aí então começa o drama da família Guerre em Artigat, onde depois de muitos anos um impostor aparece e usurpa o lugar de Martin Guerre, se passando por ele, depois de passados três anos é desmascarado e levado a julgamento.
Palavras chaves: Família – interesses financeiros - justiça
Aliane Santos Silva¹
Introdução
O Retorno de Martin Guerre, de Natalle Zemom Davis, é destes um livro que a leitura não é maçante nem cansativa; ao contrário, é prazerosa e fluida Conta o caso do camponês Martin Guerre, que em pleno século XVII, após casar-se com a jovem e bela Bertrande de Rols fora declarado impotente, abandonara a esposa e a aldeia, e teve o seu lugar ocupado por um impostor, que lhe roubara o nome e a posição.
A autora incorporar a seu texto certo caráter investigativo e narrativo, ela nos permite perceber o cotidiano da pequena aldeia de Artigar e região de modo muito diferente da visão pré-concebida que temos da vida e do dia a dia das pessoas que viveram e morreram naquele período. É, assim, um livro que quebra estereótipos e traz oxigênio para a historiografia.
O homem de duas Faces²
Martin Guerre morava em Hendaye, uma aldeia na fronteira espanhola composta por algumas casas, cercadas de terras, montanhas, o rio e o mar. Os habitantes daquela vila viviam da criação, da pesca e agricultura. A família Guerre explorava a fabricação de telhas, mais havia muito a mais para se fazer