Resumo - O Retorno de Martin Guerre
Resumo: DAVIS, Natalie Zemon. O Retorno de Martin Guerre. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987
1 - De Hendaye a Artigat
Em 1527, o ainda criança Martin, parte com seu pai (Sanxi Daguerre), mãe e tio (Pierre), da região basca de Hendaye, para o a aldeia de Artigat por motivos indefinidos. Lá, compraram terras e fundaram uma telharia e obtiveram prosperidade. Tiveram que se adaptar aos costumes locais. A mulher de Sanxi teve filhos e Pierre se casou. Em 1538, Martin e Bertrande, ainda jovens se casam por interesses econômicos das duas famílias.
2 - O Camponês Descontente
Oito anos se passaram e os dois não tiveram filhos devido a impotência de Martin. Suspeitavam estarem sob "um feitiço maléfico". Ele consuma o casamento e nasce um filho, denominado Sanxi. Martin era um pouco infeliz, pois queria ser alguém importante. Aos vinte e três anos, após furtar trigo de seu pai, acaba fugindo, temendo a severidade do mesmo e da justiça. Se torna lacaio de um palácio na Espanha. Logo depois , torna-se soldado e acaba perdendo uma perna em um uma batalha.
3 - A Honra de Bertrande de Rols
Os pais de Martin morrem sem notícias do filho. Pierre passa a administrar as propriedades de Sanxi e tutor das irmãs solteiras de Martin. Como ja estava viúvo, casou-se com a mãe de Bertrande, que também era viúva. Mesmo podendo contornar a lei que dizia que uma viúva não podia se casar se a morte do marido fosse comprovada, Bertrande afasta essa soulução, pois era muito honrada. Porém em 1556, aparece um homem se intitulando Martin Guerre.
4 - As Máscaras de Arnaud du Tilh
Esse capítulo descreve a origem de Arnaud du Tilh, o impostor. Ele falava muito bem e possuía memória fora do normal. Era astucioso e tinha grande poder de persuasão. Depois de ter praticado pequenos furtos, deixa a aldeia de Sajas, para se tornar soldado. Entre suas viagens que faz entre as batalhas, encontra dois