O Renascimento Carolíngio
O período entre a queda de Roma e o início da Renascença foi a idade Media, também chamada de idade das trevas, porque está no meio, entre o esplendor da Roma Antiga e a era Moderna, em outras palavras, historicamente, a idade Média foi pensada como uma fase ruim na história, um período de transição, que só terminou por volta do ano 1500, quando renasceram as idéias clássicas que haviam sido brilhantes nas épocas dos gregos e dos romanos. Muitas coisas realmente aconteceram neste período, foi durantes estes anos, que a Europa que conhecemos hoje começou a formar-se. Espanha, França, Itália, Alemanha, GrãBretanha, Países Baixos, toda a Escandinavia, Áustria e Hungria, são países culturalmente descendente destes povos que ocuparam esses territórios logo após a queda do império romano. Durante os dez séculos de idade média, esses povos criaram reinos, e deram forma a Europa que hoje conhecemos, era o início da cultura ocidental moderna.
Pepino era um duque franco que tinha terras em Soissons, a uns cem quilómetros de Paris, chamavam-lhe O
Breve, porque ele era de estatura baixa. Apesar de baixo, sentia-se grande o suficiente para tornar-se o rei dos francos e resolvei recorrer a Roma. Pepino notou que o papa em Roma era o chefe da igreja e tinha muita influência sobre todos os cristãos do reino, então Pepino enviou tropas a Itália para defender os invasores e agressores, isso lhe permitiu criar os Estados Pontifícios, ou seja, era como se a igreja tivesse o seu próprio reino. Em agradecimento, o papa Zacarias deu-lhe todo o seu apoio e, no ano 753, Pepino foi coroado o novo rei dos francos.
Calor Magno
Pepino, o Breve, tinha realizado muitos feitos, apesar de ter sido um grande homem na história, o destino do seu filho era ainda maior, o de Carlos Magno, que continuou o sucesso de seu pai, enviando mais exércitos a Roma e expandiu os territórios governados pelo papa. Em retribuição, o papa nomeou-o como protetor da