Reinos germânicos e império carolíngio
Capítulo 13
Reinos Germânicos e Império Carolíngio
Cáceres-2012
Conteúdo Idade Média 3 Período e Conceito 3 Germanos 3 Migrações e Invasões 3 Organizações Socioeconômica 4 Fluxos dos germanos no império Romano 4 Migrações 4 Invasões 4 Formação dos reinos germânicos 5 Francos 5 A Construção de um império 5 Merovíngios 5 Carolíngios 5 Império Carolíngio 6 O Governo de Carlos Magno 6 Organização administrativa 6 Renascimento Carolíngio 6 Fragmentação do império Carolíngio 6 Invasões nos Séculos IX e X 7 O Isolamento europeu 7
Introdução
O Império Romano do Ocidente Entrou em colapso com as invasões dos germânicos, que eram chamados pelos romanos de povos bárbaros.
A expressão bárbaros era a denominação dada pelos antigos gregos e romanos aos povos que não pertenciam à sua cultura e que tinha m outro modo de se viver. Para eles, os bárbaros eram os estrangeiros, os estranhos.
Idade Média Período e Conceito
Esse período abrange cerca de um milênio de historia europeia ocidental.
Foram muitas as transformações culturais, econômicas e políticas ocorridas no longo período medieval. Por isso, os historiadores também propuseram subdivisões para idade media. Entre estas periodizações vamos destacar as seguintes: * Alta Idade Média- Que se estende do século V ao século X; * Baixa Idade Media- Que se entende do século XI ao Século XV
Durante muito tempo, o período medieval foi representado como uma “ Idade das Trevas” , uma época obscura, na qual teria havido na Europa ocidental um retrocesso nas atividades intelectual, artística e econômica.
Esse conceito surgiu por um pedagogo alemão chamado Christoph Keller, consagrou a divisão da historia ocidental em antiga, Medieval e Moderna. Consagrou também a ideia que se generalizou sobre o período medieval.
Germanos
Migrações e Invasões
Os povos germânicos dividian-se vários grupos, com grandes diferenças culturais entre