Reinos germânicos e Império Carolíngio
Germanos, este povo viveu um bom tempo fora do império romano, eles eram organizados ou dividiam-se em vários grupos com grandes diferenças culturais entre si. Coexistiam em mesma região povos como: Anglos, saxões, visigodos, ostrogodos,vândalos, franceses, suevos, burgúndios, lombardos e alamanos.
Organizavam-se baseado na família, tendo no pai a figura central, que exercia poder sobre esposa e filhos. Seus líderes eram escolhidos para chefiar os soldados nas guerras , estes líderes, por sua vez, deram origem aos rei e ao poder hereditário.
Os germanos tinham uma sociedade hierarquizada, apresentando um grupo de pessoas que detinham a maior parte das terras, e os escravos, ou seja, a sociedade germana era composta por escravo e homens livres.Eles não apresentavam leis escritas, seu direito era consuetudinário, ou seja, baseado nos costumes.
Apresentavam uma religião politeísta, tendo como divindades elementos da natureza como: Raios, trovão, vento e o sol entre outros. Os religiosos germanos, os sacerdotes tinham alem da função religiosa, o poder de punir os criminosos o dever de manter a ordem durante as assembléias da comunidade.
A economia dos germanos, baseava-se na caça, na criação de animais e na agricultura. Cultivavam, por exemplo, trigo, cevada, centeio além de plantas cujas fibras eram usadas na tecelagem.
Nos séculos I e III, período em que as populações deslocaram-se em grande escala para os territórios do império romano de forma pacifica ,por meio de acordos com o próprio governo de Roma, muitos guerreiros germânicos ingressaram no exercito de Roma, e alguns de seus chefes chegaram atingir postos de comando, ocorrendo, assim,certa germanização do exercito romano