imperio germanico
- queda do Império Romano do Ocidente (476)
. migrações
. invasões
2. Reino dos Francos
. reinos ------- merovíngio \---------- carolíngio
3. Carlos Magno: imperador do ocidente (800)
- Igreja: território de São Pedro
. "beneficium"
- Renascimento Carolíngio
- 843: tratado de Verdum
. divisão do império
- invasões bárbaras
- descentização administrativa (Marcas, Condados, Ducados).
- ruralização da sociedade.
- consolidação do feudalismo.
RESUMO:
Império Romano começa a se defender. Construção de fortalezas e grande muralhas de proteção. Retrai-se. Ameaças estrangeiras. Se divide em duas partes (ocidente e oriente). Pressões bárbaras e em 476 Roma é invadida.
Europa ocidental: diversos reinos germânicos surgem. Se estabelecem. Germânicos eram os principais dos diversos povos. Novos hábitos, idiomas. Idade Média Europeia pode ser representada por um triângulo.(veja abaixo):
Francos: o mais importante dos grupos germânicos, por assimilarem características romanas, por exemplo: religião. Se converteram ao cristianismo. Organização política é um outro ponto importante. Laço de fidelidade entre o comandante e os comandados (retribuição). Francos, Cristão lutam contra não cristãos, assim terão apoio da Igreja, se fortalecendo cada vez mais. Favores eram importantes. benefícios (beneficium). Em troca do apoio político da igreja, os Francos a beneficiavam- na com terras, assim fazendo com que a Igreja enriqueça e se fortaleça. Recompensa. Resta o Vaticano - como "terra"
Recebeu o nome de Império Carolíngio (também conhecido como o Império de Carlos Magno), o império estabelecido pela dinastia carolíngia, da qual foi seu maior representante Carlos Magno (742 – 814). Ocupando grande parte da região central da Europa, este estado medieval é o embrião da atual França.
Com a desagregação do Império Romano e a organização da sociedade feudal, inúmeros reinos se formaram. O reino Franco, formado na Gália (atual