Povos germânicos e império rei reinos germânicos e império carolino
Os germanos se instalaram nas terras do Império Romano, onde fundaram grandes Estados no fim do século V. alguns dos povos germânicos e os reinos que se formaram
A eleição do rei
No início, o rei germânico era um chefe eleito pelos homens armados pertencentes às famílias nobres de maior prestígio. O poder do rei estava sempre em perigo, já que o caráter eletivo do cargo transformava seu titular em joguete dos vários grupos de nobres. Nos diversos reinos germânicos, houve esforços para instaurar a monarquia hereditária, mas essa proposta não foi aceita. Assim, eram frequentes os golpes de Estado e os assassinatos de monarcas.
Migrações e invasões Germânicas
A fase das migrações [séculos II e III] corresponde ao período em que populações germânicas se deslocaram em grande escala para os domínios do império Romano, de forma pacifica, por meio de acordos com o próprio governo de Roma-que lhes reservou terras para se estabelecerem. Muitos de seus guerreiros ingressaram no exercito de Roma, e alguns de seus chefes chegaram a atingir postos de comando, ocorrendo, assim, uma certa "germanização" do exercito Romano. Os germanos foram se integrando á sociedade Romana também por meio do casamento.
Invasões
A fase das invasões [séculos IV a VI] corresponde ao período em que os germanos penetraram no império Romano de forma violenta. Um dos principais motivos que desencadearam as invasões foi o avanço dos Hunos [Povo provavelmente de origem tártaro-mongol] nos territórios dos diversos povos germânicos. vindos da Ásia, Os Hunos aniquilaram primeiramente os ostrogodos, em 375,e logo depois atacaram os visigodos. Para escapar ao ataque dos Hunos, o chefe dos visigodos, com a permissão do imperador Romano, Valente, entrou com seu povo nos domínios de Roma.
A formação dos reinos germânicos
Com o fim do império Romano do Ocidente, os povos estrangeiros que ocupavam as terras do império