psicologia
MICROCOMPETÊNCIA 01 – História da Psicologia
De acordo com origem grega da palavra, Psicologia significa o estudo ou discurso (logos) acerca da alma ou espírito (psique).
Seu significado foi se alterando no decorrer do tempo e hoje a maioria dos psicólogos concordam em chamar a Psicologia de “ciência do comportamento”.
Significado que foi se alterando no decorrer do tempo; difícil formular um conceito abrangente; maioria concorda em chamar a psicologia de “ciência do comportamento”; O conceito de comportamento, inclui atividades muito sutis, como perceber, pensar, conceber e sentir. A psicologia se ocupa de todas as atividades da pessoa total. Comportamento, portanto, é aplicado para designar uma ampla escala de atividades e pode incluir atividades diretamente observáveis como falar, caminhar, etc.; reações fisiológicas internas como batimentos cardíacos, alterações químicas sanguíneas, etc.; e processos conscientes de sensação, pensamento, sentimento, etc. Bleger (1979) assinala que a Psicologia não é a ciência apenas das manifestações observáveis e nem apenas dos fenômenos mentais, mas abarca o estudo de todas as manifestações do ser humano.
A Psicologia é uma ciência. É preciso deixar claro que a psicologia vem se desenvolvendo na base de esforços sérios, de métodos que exigem observação e experimentação cuidadosamente controladas.
Entende-se por ciência um conjunto de conhecimento sistematizado, obtidos por uma atividade humana que segue métodos rigorosos. Dentre as principais características de abordagem científica está a objetividade, isto é, as conclusões deverão ser baseadas em dados passíveis de mensuração.
A Psicologia apesar de propor a estudar, também, fenômenos não diretamente observáveis, atende a todos estes critérios da ciência. A chave da questão está em distinguir fatos de inferências.
Dentre as principais características da abordagem científica está a objetividade, isto é, as conclusões deverão ser