Reino germânico e Império carolíngio
Gonçalves Dias
Reino germânico e Império carolíngio
Joana
Prof: Janaina 1ano B
Ji-Parana/Ro
04/09/2014
Idade Média Período e Conceito
Esse período abrange cerca de um milênio de historia européia ocidental.
Foram muitas as transformações culturais, econômicas e políticas ocorridas no longo período medieval. Por isso, os historiadores também propuseram subdivisões para idade media. Entre estas periodizações vamos destacar as seguintes:
* Alta Idade Média- Que se estende do século V ao século X;
* Baixa Idade Media- Que se entende do século XI ao Século XV
Durante muito tempo, o período medieval foi representado como uma “Idade das Trevas”, uma época obscura, na qual teria havido na Europa ocidental um retrocesso nas atividades intelectual, artística e econômica.
Esse conceito surgiu por um pedagogo alemão chamado Christoph Keller, consagrou a divisão da historia ocidental em antiga, Medieval e Moderna. Consagrou também a idéia que se generalizou sobre o período medieval.
Germanos
Migrações e invasões
A fase das migrações [séculos II e III] corresponde ao período em que populações germânicas se deslocaram em grande escala para os domínios do império Romano, de forma pacifica, por meio de acordos com o próprio governo de Roma que lhes reservou terras para se estabelecerem. Muitos de seus guerreiros ingressaram no exercito de Roma, e alguns de seus chefes chegaram a atingir postos de comando, ocorrendo assim certa "germanização" do exercito Romano. Os germanos foram se integrando á sociedade Romana também por meio do casamento.
A fase das invasões [séculos IV a VI] corresponde ao período em que os germanos penetraram no império Romano de forma violenta. Um dos principais motivos que desencadearam as invasões foi o avanço dos Hunos [Povo provavelmente de origem tártaro-mongol] nos territórios dos diversos povos