independência dos EUA
Antes da independência os Estados Unidos da America era formado por 13 colônias de povoamento, controladas pela metrópole: a Inglaterra. Lideradas por ingleses as colônias eram obrigadas a fazer negócios apenas com a metrópole. Nas colônias do Norte predominava a agricultura, o comércio e a pesca para o consumo local, enquanto no Sul eram as plantações de tabaco e algodão próprios para exportação. A implantação de varias leis que desagradou os colonos, conseqüentemente, gerou a rebelião das colônias, que lutavam para conseguir a emancipação.
Independência dos EUA
Os ingleses colonizaram os Estados Unidos a partir do século XVII. Os EUA foram predominantemente colônias de povoamento, embora as colônias do sul fossem de exploração, o país teve sua formação diferente da dos países latino-americano. Isso explica a grande diferença hoje em dia entre esses países (incluindo o Brasil), dos EUA.
Enquanto os países latino-americanos colonizados por espanhóis e portugueses tiveram uma exploração colonial intensa, os EUA foram predominantemente povoados. Essa diferença histórica explica porque muitos países da America do Sul e Central ainda lutam contra a miséria e o subdesenvolvimento enquanto os Estados Unidos é um dos países mais poderosos do planeta.
As treze colônias de povoamento dos Estados Unidos foram fundadas entre 1607 e 1733, dividias entre sul, centro e norte.
A independência então, foi um movimento que inspirado nos princípios iluministas, determinou o fim da coroa inglesa (Inglaterra ) sobre as chamadas treze colônias americanas ( atualmente Estados Unidos) que teve início em 1776.
Colônias do Norte
New Hampshire
Massachussets
Rhode Island
Connecticut
Foram colônias de povoamento com plantações médias e pequenas em que se produzia grande variedade de colheitas, como milho, alfafa, centeio, cevada e frutas. Destacou-se a extração de madeiras e peles, a