Independencia dos EUA
Sumário
Considerações Iniciais 3
Contexto Histórico 4
Razões 4
Lideres 4
Desenvolvimento e Guerra de Independência 4
Desfecho 5
Significado histórico e político para o mundo ocidental 6
Considerações Finais 7
Referências Bibliográficas 9
Considerações Iniciais Neste trabalho serão abordados os principais aspectos que contribuíram para o processo de independência dos EUA, que antes da Independência, era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.
Contexto Histórico
A Inglaterra saiu-se vitoriosa de conflito contra a França, surgindo, porém, uma forte crise econômica em virtude dos gastos militares. Para recuperar seu erário (dinheiro público), os ingleses adotaram uma nova política administrativa sobre suas colônias, caracterizada pelo arrocho. A liberdade comercial que os colonos tinham até então se restringiu às rígidas práticas do pacto colonial.
Razões
Foram várias as razões, desde sentimentos nacionalistas criados na guerra da Inglaterra contra a França que também aconteceu na América, até obtenção de mercado. O principal, no entanto, foi que as treze colônias sempre tiveram uma autonomia comercial muito grande. Diferente de todas as outras colônias americanas, as treze colônias comerciavam (peles, melaço, etc.) desde sua fundação, e podiam criar até manufaturas. Ou seja, o pacto colonial Inglês era bem livre e a fiscalização frouxa. No entanto, pelos gastos da referida guerra entre França e Inglaterra, o governo inglês passou a necessitar de dinheiro, e passou, portanto, a apertar o domínio comercial sobre as treze colônias, que de certa forma concorriam com a metrópole no comércio no