Micorrizas Vesiculares Arbusculares
I. Introdução 2
II. Objectivos 4
2.1. Geral 4
2.2. Específicos 4
III. Materiais e Soluções 5
3.1. Materiais 5
3.2. Soluções 5
IV. Procedimentos 6
V. Resultados 7
VI. Discussão 8
VII. Conclusão 9
VIII. Limitações 10
IX. Referências Bibliográficas 11
X. Apêndice 12
I. Introdução
As plantas são organismos autrótoficos capazes de utilizar a energia solar para sintentizar todos os seus componentes, apartir de dióxido de carbono (CO2), água e nutrientes minerais. Estes últimos são essencias para a vida vegetal. Mas podemocorrer distúrbios nutricionais em plantas devido a dificiências de nutrientes específicos (Taiz e Zeiger, 2009).
O solo por si é de extrema complexidade, física, química e biológica, representa um ambiente heterogenio que permite o desenvolvimento de uma grande diversidade de organismos e fornece um reservatório de água e nutrientes. Minerais sódio e metais pesados, estão presente em excesso no solo, o crescimento vegetal pode ser afectado negativamente, no entanto, algumas plantas são capazes de tolerar o excesso de elementos minerais crecendo sob condições extrema (Pereira, 2011).
Para obter nutrientes no solo as plantas desenvolvem extensos sistemas de raízes, essas raízes tem estruturas relativamente simples, com simetria radial e poucos tipos de células diferenciadas. Algumas plantas comumente formam associações de suas raízes com fungos micorrízicos (Taiz e Zeiger, 2009).
Em geral os microrganismos (como fungos e bactérias) são entendidos como causadores de doenças, porém existem tipos de associações em que espécies diferentes se encontram intimamente associados, criando um vínculo de dependência, em que ambos se beneficiam, como as micorrizas (Araguaia, 2015). Micorriza é uma associação mutualista não patogénica entre certos fungos do solo e as raízes da planta. Nesta associação, a planta fornece, através da fotossíntese, energia e carbono para a sobrevivência e multiplicação dos fungos e estes em troca absorvem nutrientes