Independencia dos eua
Antes da Independência, os EUA eram formados por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.
Colonização
Por possuir grande extensão territorial houveram diferenças entre as colonizações.
Colônias do Norte: por possuir um clima parecido com o da Inglaterra foi implantada a colonização de povoamento caracterizada por possuir mão de obra livre pequenas propriedades e permitiram a formação de um comércio diversificado sustentado pela introdução da manufatura e propriedades agrícolas que atendiam o comercio interno e externo. Também conhecida como Nova Inglaterra, região foi colonizada por protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições religiosas. As colônias apresentavam laços políticos e econômicos com certa autonomia e independência.
Colônias do Sul: o clima subtropical, o solo fértil e as planícies cortadas por rios navegáveis consolidaram um modelo de colonização semelhante aos padrões ibéricos. Dessa forma, o sistema de plantations estabeleceu o surgimento de grandes fazendas monocultoras produtoras de tabaco, arroz, índigo e algodão. Com isso, a grande demanda por força de trabalho favoreceu a adoção da mão de obra escrava vinda da África. Os laços políticos e econômicos eram fortes e rígidos, com certa dependência da metrópole.
Independência dos Estados Unidos Ao longo do século XVII, o envolvimento da Inglaterra em guerras pela Europa tornou-se um dos grandes fatores explicativos de toda liberdade política e econômica concedida às Treze Colônias. Entre os conflitos em que a Inglaterra se envolveu, a Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763) contra a França, foi responsável pelo