reino franco
FRANCO
Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira
Nome: Luid Sousa da Silva Professor: Lucas
Turma: Informática Ano: 1º
Índice
Reino Franco
Merovíngios 1
Carolíngios 1
Origem, Apogeu e Declínio do Império Carolíngio 2
Cultura 3
Reino Franco
A Tribo dos Francos deu origem ao Reino Franco que se desenvolveu sob duas dinastias: Merovíngios (século V ao VII) e Carolíngios (século VII ao IX).
Merovíngios
Clóvis, neto de Meroveu (quem dá o nome à dinastia), foi o unificador das tribos francesas. Em seu reinado, houve uma expansão territorial e a conversão dos Francos ao cristianismo. Essa conversão foi extremamente importante aos Francos, pois passaram a receber apoio da Igreja Católica. Para a Igreja, os benefícios foram os seguintes: cresceu o número de adeptos e reforçou o apoio militar dos Francos.
Um período de enfraquecimento do poder real começou após a morte de Clóvis. Esse momento recebeu o nome de Período dos Reis Indolentes. Ocorre, então, o fortalecimento do Mordomo do Paço ou Major Domus (Ministros do Rei). Alguns Mordomos do Paço conhecidos:
Pepino d' Herstal - transformou a função em um cargo hereditário.
Carlos Martel “O salvador da cristandade ocidental” – venceu os árabes na Batalha de Poitiers , em 732 (vitória cristã sobre os muçulmanos na Europa).
Pepino, O Breve – criador da dinastia Carolíngia.
Carolíngios
Pepino, O Breve, foi o precursor dessa dinastia. Legitimado pela Igreja, o poder real de Pepino iniciou-se pela aliança desta com o Estado. Essa forma de legitimação era muito comum na Idade Média, transformando a Igreja em um personagem ativo e interferente nos assuntos políticos.
Após esse acontecimento, Pepino ajuda a Igreja no combate contra os Lombardos, povo bárbaro que invadiu a Itália. Tais terras conquistadas foram entregues aos religiosos, constituindo o donativo