O que é Ética e Moral?
Origem da Ética
A palavra ética tem origem no termo grego “ethos” que significa “modo de ser”, “bom costume", "costume superior" ou "portador de caráter". Impulsionado pelo crescimento da filosofia fora da Grécia Antiga, o conceito de ética se proliferou por diversas civilizações que mantiveram contato com sua cultura. A contribuição mais relevante se deu com os filósofos latinos. Em Roma o termo grego foi traduzido como "mor-morus" que também significava "costume mor" ou "costume superior". É dessa tradução latina que surge a palavra "moral" em português. Com a expansão da filosofia e em especial o pensamento sobre a ação, foi preciso diferenciar os termos, ética e moral.
A Relação entre Ética e Moral
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Ética é um conjunto de conhecimentos adquiridos a partir de uma investigação do comportamento humano para tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral são conjuntos de regras aplicada por uma determinada sociedade e usada por cada indivíduo, direcionando suas ações e os seus julgamentos sobre o que é certo ou errado, bom ou mau.
O que é Ética?
A palavra ética é derivada do grego, e significa “modo de ser” ou “caráter”.
A ética trata-se de uma reflexão que fazemos quando precisamos identificar uma melhor maneira de convivência em uma determinada sociedade.
O que é Moral?
Seria um conjunto de regras adquiridas através da cultura, da tradição, da educação e do cotidiano e que orientam o nosso comportamento dentro de uma sociedade.
As regras definidas pela moral regulam o nosso modo de agir e está associada aos valores estabelecidos por cada cultura ou sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal.
A moral orienta o