carl jung
O inconsciente de acordo com a Psicologia Analítica
De acordo com a Psicologia Analítica o inconsciente pode ser pessoal ou coletivo.
O Inconsciente Pessoal consiste em experiências que anteriormente foram conscientes, porém agora se encontram reprimidas, e também em experiências passadas fracas demais para deixar uma impressão no indivíduo. O Inconsciente Pessoal é adjacente ao ego.
O Inconsciente Coletivo ou Transpessoal é o sistema mais poderoso e influente da psique segundo a teoria da personalidade de Jung que vê nos casos patológicos a dominação deste sobre o ego e o inconsciente pessoal. O Inconsciente Coletivo é o reservatório de traços de memória latente herdado de um passado ancestral (onde se encontram tanto a história racial separada dos seres humanos como também a de seus ancestrais pré-humanos ou animais). O Inconsciente Coletivo é aparentemente universal, quase que totalmente separado do que é pessoal na vida da pessoa e de acordo com a teoria de Jung é o resíduo psíquico do desenvolvimento evolutivo dos seres humanos acumulado em decorrência de experiências repetidas no transcorrer de inúmeras gerações e através do Inconsciente Coletivo é que são erigidos o ego e oinconsciente pessoal, além de quaisquer outras aquisições individuais.
Arquétipos
Arquétipos são os componentes estruturais do inconsciente coletivo. Segundo Jung, é a forma universal do pensamento (idéia) que contém um grande elemento de emoção, sendo que esta forma de pensamento cria imagens ou visões, havendo assim um determinante de predisposição interna para perceber o mundo de uma certa maneira. Os principais arquétipos são a persona, a anima e o animus, a sombra e o self.
A Persona assemelha-se ao superego de Freud e é o papel atribuído ao indivíduo pela sociedade e esta espera que ele o cumpra, sendo, portanto,