O que é salmonelose e salmonela
Salmonelose é infecção por uma bactéria chamada salmonela. A maioria das pessoas infectadas por salmonela desenvolve diarréia, febre e cólica abdominal entre 12 e 72 horas depois da infecção. Salmonelose geralmente dura entre 4 e 7 dias, sendo que a maioria das pessoas se recupera sem necessidade de tratamento. Porém, em algumas pessoas, a diarréia pode ser tão forte que o paciente precisa ser hospitalizado. Nesses pacientes a infecção por salmonela pode se espalhar dos intestinos para a corrente sanguínea, e daí para outras partes do corpo, podendo ser fatal caso a pessoa não seja tratada rapidamente com antibióticos. Idosos, crianças e aqueles com sistema imunológico enfraquecido tem mais probabilidade de desenvolverem casos graves de salmonelose.
Diagnóstico da salmonela
Várias doenças podem causar diarréia, febre ou cólica abdominal. Determinar que a salmonela é a causa da doença depende de teste laboratorial que a identificará nas fezes da pessoa infectada. Assim que a salmonela for identificada, testes posteriores podem determinar o seu tipo e que antibióticos podem ser usados no tratamento.
Tratamento da infecção por salmonela
As infecções por salmonela geralmente são curadas entre 5 e 7 dias sem tratamento, a menos que o paciente fique seriamente desidratado ou a infecção se espalhe. Pessoas com diarréia grave podem necessitar de reidratação, muitas vezes intravenosa. Antibióticos geralmente não são necessários a menos que a infecção se espalhe. Infelizmente, algumas bactérias salmonela têm ficado resistentes a antibióticos.
Conseqüências a longo prazo da infecção por salmonela
Pessoas com diarréia geralmente recuperam-se totalmente. Um pequeno número de pessoas infectadas com salmonela pode desenvolver dor nas articulações, irritação nos olhos e urinação dolorosa. Isso é chamado de síndrome de Reiter, a