CALOR
ASPECTOS SANITÁRIOS DA SALMONELOSE COMO UMA ZOONOSE.
Paulo Sérgio de Arruda Pinto
Departamento de Veterinária – Universidade Federal de Viçosa, MG.
RESUMO
Foram resumidos os principais aspectos sanitários de interesse comum em salmonelose animal e humana, com respeito à transmissão via produtos de origem animal, enfatizando: etiologia, patogenia, epidemiologia, características clínicas e controle.
Palavras-chave: Salmonelose. Zoonose. Saúde pública. Alimentos.
SUMMARY
Were summarized the most important sanitary aspects of common interest in animal and human salmonelosis with respect of the food of animal origin transmission. This aspects included: etiology, pathogenesis, epidemiology, clinics features and control.
Keywords: Salmonelosis. Zoonosis. Public health. Food.
INTRODUÇÃO
A salmonelose é uma doença que atinge o homem e praticamente todos os animais, havendo uma certa especificidade de alguns sorotipos de salmonela para os animais. Já foram descritos mais de 2.000 sorotipos de salmonelas, geralmente associados aos alimentos e transmissíveis ao homem. Esta doença ocorre em todo o mundo, há várias décadas, verificando-se registros da elevação de sua freqüência nos últimos anos, principalmente nos países desenvolvidos.
Nas estatísticas sanitárias da Organização Mundial de Saúde a salmonelose está dividida em dois grupos: as febres tifóideas ou paratifóideas (septicemia sem enterite ou portador sadio) e as infecções entéricas.
SALMONELOSE ANIMAL
ETIOLOGIA
As aves são reservatórios de S. heidelberg e S. infantis, os ovos de S. enteritidis e os bovinos de S. neWport e S. dublin. S. typhimurium não tem preferência particular por alguma espécie, sendo igualmente infecciosa para todas.
O Serviço Veterinário Nacional de Laboratórios (NVSL) dos EUA registrou, durante outubro de 1995 e setembro de 1996, entre os isolamentos clínicos obtidos os seguintes sorotipos: S.