loco
R: Os asfaltos quentes são produzidos de materiais residuais composto de óleo e asfalto que é submetido a destilação com baixa temperatura sob vácuo. Os dissolvidos são misturas de cimento asfáltico e óleos, são de cura lenta pela evaporação do óleo. E as emulsões é também uma mistura de cimento asfáltico e agua, sua coalescência pode ser de pega rápida, média e lenta.
2ª. Explicar o significado dos prefixos RC, MC, SC e dos sufixos de 0 a 5, para asfaltos líquidos.
R: Os prefixos servem para indicar o tipo de asfalto liquido e os sufixos sua consistência relativa.
3ª. Descrever os processos de obtenção da cal.
R: O processo de obtenção da cal tem início com a extração de rochas carbonatadas, onde é submetido à ação do calor (processo denominado calcinação) em fornos apropriados, com temperatura entre 850 e 1200ºC. Nesta reação química, o carbonato de cálcio, sob a ação do calor, se decompõe, formando o óxido de cálcio (cal) e o dióxido de carbono, sendo que este gás se desprende resultando basicamente a cal.
4ª. O que é cal viva?
R: A cal viva é um produto de calcinação que contem óxidos de cálcio, exibe estrutura porosa e formatos idênticos a grãos da rocha original.
5ª. Como é processada a extinção da cal viva em obra, e quais os cuidados que devem ser observados?
R: A extinção da cal viva é feita com a mistura de água e areia para a elaboração de argamassa, tem consistência plástica e endurecimento por hidróxido com o gás carbônico do ar da atmosfera de forma lenta e de fora para dentro. Deve se observar a hidratação de cal viva altamente cálcica pode ser muito violenta, podendo ocorrer queima devido à elevação de temperatura e com isso acontece incêndios.
6ª. Quais são as principais propriedades da cal hidratada?
R: A cal hidratada tem maior facilidade de manuseio, transporte e armazenamento, eliminando em canteiro o processo de extinção da cal e o envelhecimento,