Diego
R:Ele tem início com a extração das rochas carbonatadas. Para rochas carbonatadas de calcário, o agregado obtido é submetido à ação do calor(calcinação) em fornos apropriados, com temperatura entre 850 e 1200°C. Nesta reação química, o carbonato de cálcio, sob a ação do calor, se decompõe, formando o óxido de cálcio(cal) e o dióxido de carbono, sendo que este gás se desprende resultando basicamente a cal. 2) O que é cal viva?
R: Descrito no processo acima se obtém a cal virgem, que também pode se chamar de cal viva, ela ainda não está pronta para ser utilizada, necessitando passar por um processo de moagem, sendo então misturada com água em proporções adequadas, resultando no que chamamos de cal hidratada. 3) Explique como é processada a extinção da cal viva na obra, e quais os cuidados que devem ser observados?
R: A hidratação da cal virgem na obra demanda espaço, mão de obra e está sujeita a acidentes, pois o processo de hidratação libera calor, podendo causar queimaduras devido a temperatura que pode atingir 360°C em tanques abertos e 450°C em tanques fechados. 4) Quais as principais propriedades da cal hidratada?
R: Tem como principal característica de ser um aglomerante, sendo utilizada na construção civil, principalmente em preparos de argamassas, melhorando a plasticidade pois atua como um ligante dos grãos de areia e tem capacidade de absorver deformações. 5) Quais as principais propriedades do gesso?
R: É considerado um aglomerante simples, utilizado na fabricação de cimentos e por suas propriedades físico-quimicos, o gesso é considerado isolante térmico e acústico natural. Podem ser utilizados como revestimentos de paredes e tetos, divisórias e elementos decorativos. 6) Quais as características que conferem ao gesso sua excelente propriedade de proteção contra o fogo?
R: Possuem aditivos para retardar a liberação de água da chapa, evitando o colapso da peça. Pode-se aumentar o número de