cal e gesso
Emulsões Asfálticas. São m isturas hom ogêneas de cim ento asfáltico e água, co ntendo de 30 a 45% de água. Classificam-se de acordo com o tem po de coalescência em emulsões de pega rápida, m édia e lenta.
2-2.3.
2-2.4.
Aplicações. Com o se viu, os asfaltos são oferecidos num a larga faixa de produtos e os seus usos são, conseqüentem ente, m uitos e variados. São utilizados em m aior pro porção nas obras de pavim entações, bem com o em p in tu ra im perm eabilizante, isolam ento elétrico, papéis e papelões im perm eabilizantes e em um sem -núm ero de outras aplicações.
Quase todos os tipos de asfalto são utilizáveis nas diferentes técnicas de pavim en tação, cujos detalhes escapam ao objetivo desse trabalho.
23.
CA L
Cal é o nom e genérico de um aglom erante simples, resultante da calcinação de rochas calcárias, que se apresentam sob diversas variedades, com características resultantes da natureza da m atéria-prim a em pregada e do processam ento conduzido.
A calcinação da rocha calcária pura resulta na produção de óxido de cálcio puro, m aterial de grande im portância industrial, onde alcança m elhor preço que os produtos im puros norm alm ente utilizados em construção. Nas rochas calcárias naturais, o carbo nato de cálcio é freqüentem ente substituído, em m enor ou m aior proporção, pelo carbonato de magnésio, que não constitui im pureza p ropriam ente dita. A sílica, os óxidos de ferro e de alum ínio são as im purezas que acom panham os carbonatos, em m aior ou m enor grau, na constituição das rochas calcárias. Mais adiante ver-se-á a influência exercida nas características dos aglom erantes pela presença do magnésio e das im purezas mencionadas. Além das rochas calcárias, prestam -se, tam bém , com o m atéria-prim a à produção de cal os depósitos de resíduos de esqueletos de anim ais, com o ocorre em nossos sambaquis.
Reações Químicas. Basicam ente, na calcinação do calcário natural,