Gesso e Cal
PROPRIEDADES:
1- Resistência mecânica: tração, entre 0,7 e 3,5 MPa à compressão entre 5 e 15 MPa 2- Aderência: Muito aderentes ao tijolo, pedra e ferro. Pouco aderentes à madeira. Adere bem ao ferro mas não impede a sua corrosão. 3- Isolamento: Excelente propriedade de isolante térmico; Excelente como isolante acústico; Resistente ao fogo.
EMPREGO:
Revestimentos: Pastas e argamassas (não exterior) substituindo o chapisco, emboço e reboco (revestimentos em de cimento e cal)
Gesso acartonado Material leve: reduz de 10% a 15% as fundações; Execução mais rápida; Menor sobra de entulhos; Possibilita a modificação de layout conferindo flexibilidade ao sistema Chapas normais:
Resistentes à umidade (tratadas com produtos hidrofugantes) e ao fogo; Isolantes acústicos: três placas em cinemas Gesso reforçado com fibras de vidro:
Blocos de gesso especiais, com fibra de vidro uso em áreas úmidas.
CAL
Nome genérico de um aglomerante resultante da calcinação de rochas calcárias. Pode ser obtida através do calcário natural (carbonato de cálcio e magnésio – (Ca Mg)(CO3), que quando aquecido à 900°C, decompõe-se em óxido de cálcio (CaO) e óxido de magnésio(MgO) e anidridos carbônicos (CO2). O óxido de cálcio é conhecido como “cal viva”.
Operação de hidratação
Para se tornar um material de construção, o óxido deve ser transformado em hidróxido. A operação de hidratação recebe o nome de extinção, e o hidróxido resultante chama-se “cal extinta” quando a hidratação ocorre no canteiro ou cal hidratada, quando a operação é processada na fábrica. O processo químico da cal viva para a hidratada é: CaO + H2O = Ca(OH)2
Aplicação de Cal aéreo e hidratada na construção: - Como aglomerante: confecção de