Cal e gesso
A utilização do calcário como ligante artificial é muito ampla e antiga. Visto sua importância, vamos apresentar suas características e aplicações na construção civil, sobretudo na forma de Cal Aérea, Cal Hidráulica e Gesso.
Todo aglomerante tem função ligante, podendo ser aéreo, quando a pega não ocorre em meio molhado ou hidráulico, quando a pega acontece ao ar ou em meio molhado. Primordialmente tem função de unir os agregados inertes. Dizemos, então, tratar-se de aglomerantes ativos.
Apresentaremos suas principais características e aplicações na construção civil.
Justificativa
Todos nós engenheiros civis sabemos que o gesso e a cal são dois aglomerantes muito utilizados no ramo da engenharia, por isso do estudo destes dois elementos é essencial para sabermos de fato por que da adição de cal em argamassas. Por que o gesso pode ser utilizado para vedação, entre outros casos.
A Origem e Obtenção da Cal
A Cal é um aglomerante mineral, ou seja inorgânico. È constituída básicamente de Cálcio e Magnésio. È obtido através de rochas calcárias com características pulverulentas, em contato com a água forma uma pasta aglomerante.
O endurecimento da Cal ocorre quando em contato com o CO2 da atmosfera, após o endurecimento em contato com a água não demonstra resistência.
Quanto a pega a Cal pode ser dividida em dois tipos: Cal Aérea ou Cal Hidráulica.
A) Cal Aérea
Sendo a Cal Aérea: CaCO3 com impurezas de até 5%, levado ao forno a 850º, obtendo-se a Cal Viva, através da qual após processo de hidratação constitui as cais extintas ou apagadas que são cais aéreas.
A Cal Aérea é um ligante constituído sobretudo por óxidos de cálcio, CaO ou hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, que endurece lentamente ao ar por reação com o dióxido de carbono. Em geral, não endurece na água pois não possui propriedades hidráulicas.
Depois de aplicada, o endurecimento da cal aérea faz-se em duas fases. Numa a Cal está firme ao tato mas ainda é marcavel