O que é reengenharia
- História da reengenharia:
Algumas empresas americanas adotaram na década de 90, um processo radical e revolucionário de mudança organizacional para manter a empresa, ou seja, para que ela sobreviva. Eles denominaram esse processo de mudança organizacional como reengenharia, o qual visava não apenas mudanças contínuas dentro das empresas, mas sim propor mudanças radicais, drásticas, que serão fundamentais para o modo de funcionamento empresarial.
Na época, alguns consultores acompanharam o processo de reengenharia nessas empresas americanas e puderam perceber, que essa transformação organizacional, tornava a rotina empresarial completamente diferente do que se era antes, basicamente montavam, reinventavam a empresa, jogando o passado fora, começando tudo do zero
- O que é reengenharia:
Reengenharia, de acordo com os americanos ao crescente desafio japonês, se trata da empresa adquirir uma nova arquitetura e uma nova filosofia. É como se a empresa estivesse nascido de novo, pois se aproveita quase nada do que ela possuía anteriormente, simplesmente mudar o processo rapidamente para não acabar com a empresa.
A reengenharia é uma mudança radical dos processos de trabalho da empresa, com a implementação de novos projetos totalmente diferentes, trata-se de fazer por inteiro a engenharia organizacional, introduzindo novos patamares e alavancar economias em custos, qualidade, atendimento e velocidade.
A seguir, veremos as quatros palavras-chave que a reengenharia se repousa para facilitar o seu processo:
* Fundamental: a reengenharia visa fazer o essencial, o fundamental, deixando de lado o acidental.
* Radical: impõe uma renovação total, radical, inventando maneiras diferentes de fazer o trabalho.
* Drástica: ela impõe uma renovação drástica, não aproveita nada do que já existe.
* Processos: ela impõe uma renovação para os processos, deixando de lado as estruturas, órgãos, tarefas e serviços.
Para se fazer uma reengenharia é