O que é governança global
Lauriany Nayla Santos Silva1
Resumo
O mundo atravessa fase de transição. Toda vez que isto ocorreu na história da humanidade, verificou-se perturbação na organização da sociedade e intenso debate de ideias, a respeito de qual o melhor futuro, e como alcançá-lo.
A governança global surge para tentar entender as mudanças do mundo e como ele se adapta a isso. Neste trabalho vamos analisar o conceito de Governança e sua aplicabilidade nas Nações Unidas.
Palavras chaves
Governança Global, Mundo, Nações Unidas, Organização do mundo.
1. Introdução
O fenômeno da globalização impulsionou a discussão sobre os novos meios e padrões de articulação entre indivíduos, organizações, empresas e o próprio Estado, deixando clara a importância da governança em todos os níveis. Estes processos limitaram a competência, mandato e autoridade dos Estados nacionais enquanto outras instituições, como organizações internacionais e supranacionais, ONGIs e empresas multinacionais preencheram este vácuo de poder.
A governança refere-se a atividades apoiadas em objetivos comuns, que podem ou não derivar de responsabilidades legais e formalmente prescritas e não dependem, necessariamente, do poder de polícia para que sejam aceitas e vençam resistências. É ainda um fenômeno mais amplo que governo; abrange as instituições governamentais, mas implica também mecanismos informais, de caráter não governamental, que fazem com que as pessoas e as organizações dentro da sua área de atuação tenham uma conduta determinada, satisfaçam suas necessidades e respondam as suas demandas.
2. A ideia de governança global.
“Governança sem Governo” nasceu intimamente relacionada ao processo de globalização. Segundo os autores dedica a seu estudo (ROSENAU & CZEMPIEL, 2000), esta nova dinâmica facilitaria a criação de novas esferas de poder e autoridade no sistema internacional, viabilizaria certa