Global Governança
Tradicionalmente, o governo tem sido associado a "governar", ou com a autoridade política, instituições e, em última instância, o controle. Governança no entanto denota instituições políticas formais que visam coordenar e controlar as relações sociais independentes e que têm a capacidade de impor, pela força, as suas decisões. No entanto, autores como James Rosenau também usaram "governança" para denotar a regulação das relações interdependentes, na ausência de uma autoridade política global, como no sistema internacional. Alguns falam agora do desenvolvimento da "política pública global".
Adil Najam, um estudioso sobre o assunto na Universidade de Boston e agora na Escola Fletcher de Direito e Diplomacia definiu governança global simplesmente como "a gestão de processos globais na ausência de governo mundial". De acordo com Thomas G. Weis.
A governança global ou governança mundial é a interação política dos atores transnacionais que visam resolver problemas que afetam mais de um estado ou região, quando não há poder de exigir o cumprimento. A questão da governança mundial moderno existe no contexto da globalização. Em resposta à aceleração da interdependência em escala mundial, tanto entre as sociedades humanas e entre a humanidade e a biosfera, governança mundial designa os regulamentos