Thichuris trichiura

960 palavras 4 páginas
TRICHURIS TRICHIURA

INTRODUÇÃO:
O Trichuris trichiura é um verme morfologicamente parecido com o Ascaris Lumbricóides, porém, ele é bem menor, medindo, em média, cerca de 4 cm contra os habituais 39 cm do Ascaris.
O Trichuris trichiura é um parasito que não se adapta bem a locais áridos ou muito frios, por isso, as regiões tropicais, onde o clima é úmido e quente, são as que apresentam maior número de casos desta verminose. Em todo mundo, estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas estejam infectadas com esse parasito, a maioria delas sem apresentar qualquer tipo de sintoma.
Devido ao fato do Trichuris trichiura viver em ambientes com características semelhantes aos do parasito Ascaris Lumbricóides, é muito comum a co-infecção por ambos nematódeos.
Agente etiológico determinante da tricuríase intestinal.

b

BIOLOGIA:

Hospedeiro intermediário: não há.
Hospedeiro definitivo: homem.
Tecidos-Alvo no homem: ceco e cólon.
Forma infetante para o homem: ovo.
Forma de infecção: ingestão

CICLO BIOLÓGICO:

É do tipo monoxênico, onde fêmeas e machos que habitam o intestino grosso se reproduzem sexuadamente e os ovos são eliminados para o meio externo com as fezes. O embrião contido no ovo recém-eliminado se desenvolve no ambiente para se tornar infectante, e estes podem contaminar alimentos e água que serão ingeridos pelo homem.

Após a ingestão dos ovos, as larvas eclodem no intestino delgado, penetram na mucosa do duodeno. Depois de alguns dias elas vão para a luz intestinal e migram para região cecal onde completam seu desenvolvimento. No ceco as larvas desenvolvem-se em vermes adultos que copulam e há a postura de ovos que são eliminados juntamente com as fezes.

TRANSMISSÃO:
A tricuríase é uma doença de transmissão fecal-oral. Um indivíduo se contamina com o Trichuris trichiura quando ingere acidentalmente ovos do parasita contidos em alimentos, água ou no solo.
O ciclo de vida do Trichuris trichiura pode ser resumido da seguinte

Relacionados