o que é filosofia. racionalismo
Descrição e análise crítica ( Unid. I e II )
Macaé
2015
Assuntos:
Unidade 1: O que é Filosofia. Para que serve?
Unidade de 2: O Racionalismo Cartesiano(Descartes)
Descrição: O que é filosofia
A filosofia é basicamente o estudo de questões relacionadas a à existência, à verdade, ao conhecimento, os valores morais, à mente, linguagem e valores estéticos. A palavra é de origem grega e significa amor à sabedoria.
A filosofia foca em questões sobre a existência humana, mas não se baseia na fé ou na relação divina, e sim na razão. É uma análise racional da existência humana. É dividida em vários ramos :metafisica, ontologia, cosmologia, lógica, epistemologia, ética, etc.
Atualmente a palavra filosofia é usada para descrever atitudes e ideias, mas nas idades antiga e medieval, a filosofia entendia toda a área de investigação teórica, que envolviam disciplinas abstratas e fenômenos mais específicos, como a classificação dos seres vivos e a queda dos corpos.
Filosofia modernamente é uma disciplina, ou área de estudos, que envolve a investigação, análise e discussão, formação e reflexão de ideias em uma situação geral, abstrata ou fundamental. Originou – se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a própria realidade. As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento.
Estas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamento éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por determinado grupo.
A partir da filosofia surge a ciência, pois o homem reorganiza as inquietações que o assolam, como campo de ideias e utiliza-se de experimentos para