Trabalho De Filosofia Empirismo E Racionalismo
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso de Psicologia
Disciplina de Análise Filosofia e Psicologia
Prof: Haroldo
Empirismo e Racionalismo
Lia Fontenele
1422109
Fortaleza – Ceará
O empirismo
O empirismo é uma teoria do conhecimento que afirma que a razão, a verdade e as ideias racionais são adquiridas por nós pela experiência. Antes da experiência, nossa razão é como uma “folha em branco”, onde nada foi escrito; uma tabula rasa onde nada foi gravado. Somos “neutros” até que a experiência vem para escrever na folha, gravar na tabula. A razão é uma maneira de conhecer e adquirimos (por meio da experiência sensorial) no decorrer de nossa vida.
Precursores
Os principais representantes do empirismo são: Francis Bacon, Thomas Hobbes, Hohn Locke, George Berkeley e David Hume.
Características
Conhecimento científico:
Para o Empirismo, a Experiência é a base do conhecimento científico, ou seja, adquire-se a Sabedoria através da percepção do Mundo externo, ou então do exame da atividade da nossa mente, que abstrai a Realidade que nos é exterior e as modifica internamente. Daí ser o empirismo de caráter individualista, pois tal conhecimento varia da percepção, que é diferente de um indivíduo para o outro. Origem das ideias:
O empirismo diz que a origem das Ideias é o processo de abstração que se inicia com a percepção que temos das coisas através dos nossos sentidos. Daí diferencia-se o empirismo: não preocupado com a coisa em si, estritamente objetivista; nem tão pouco com a ideia que fazemos da coisa atribuída pela Razão, como ensina o Racionalismo; mas puramente como percebemos esta coisa, ou melhor dizendo, como esta coisa chega até nós através dos sentidos. Relação de causa-efeito:
Para o empirismo a relação de causa e efeito nada mais é do que o resultado da nossa forma habitual de perceber fenômenos e relacioná-los como causa e consequência através de uma repetição