Humanismo, Racionalismo e Empirismo
Humanismo, Empirismo e Racionalismo
(CIDADE) - (SIGLA DO ESTADO)
(ANO)
Humanismo, Racionalismo e Empirismo
Trabalho de Filosofia do (SÉRIE), sobre Humanismo, Racionalismo e Empirismo, da (CONSTITUIÇÃO)
Professor: (NOME DO PROFESSOR) Aluno: (NOME DO ALUNO). Nº
(CIDADE) - (SIGLA DO ESTADO)
(ANO)
Sumário
I. Introdução
O objetivo desse trabalho é discutir sobre o humanismo e que pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores. Os humanistas, como o nome indica, são mais empiristas.
Falando em empiristas, iremos tratar também sobre empirismo, que seria um movimento que acredita nas experiências como únicas, e são essas experiências que formam idéias. O empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções, pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados.
Também irá tratar sobre o que é racionalismo, que sua definição seria uma teoria filosófica que dá a prioridade à razão, como faculdade de conhecimento relativamente aos sentidos. Podemos dizer também que o racionalismo é uma corrente filosófica baseada nas operações mentais para definir a viabilidade e efetividade das proposições apresentadas.
II. Desenvolvimento
II. 1. Humanismo
O Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas,