Educacao e Filosofia antiga
5ª. Apostila de Filosofia
FILOSOFIA MODERNA
A História da Filosofia
A História da Filosofia não é apenas um relato histórico, mas as transformações do pensamento humano ocidental, ou seja, o percurso do pensamento ocidental; o modo pelo qual essa forma de pensar influenciou a realidade e, ao mesmo tempo, foi resultado dessa realidade histórica. A História da
Filosofia pode ser estuda a partir de quatro períodos:
1. Filosofia Grega
2. Filosofia Medieval: Cristã
3. Filosofia Moderna
4. Filosofia Contemporânea
FILOSOFIA MODERNA
A Ciência Antiga e a Ciência Moderna
Filosofia Medieval Cristã constituiu-se do pensamento cristão e da ciência antiga. A ciência antiga tinha como base o dogmatismo: era especulativa e partia de interpretações da Bíblia. A ciência antiga era baseada na lógica e na demonstração de verdade, sem considerar a observação e a experiência. É o caso da teoria geocêntrica, ou seja, a teoria que postulava que a terra é o centro do universo, vigorava há quase vinte séculos e constituía a maneira pela qual o homem antigo e medieval via a si mesmo e ao mundo.
A concepção medieval cristã via o homem como é o ser supremo da criação divina e a terra era o centro do universo. A teoria de que a terra era o centro do mundo, geocentrismo, era uma explicação que justificava tal visão.
A ciência antiga era um corpo de verdades teóricas universais, de certezas definitivas, que não admitiam erros, mudanças ou crítica.
O novo período – Idade Moderna - vai significar uma ruptura com essa concepção de mundo dogmática, que não permitia a reflexão e a crítica.
2
Filosofia Moderna: sec. XVII e XVIII
Após a Idade Média, há um período de transição entre o século XV e XVI para a Idade Moderna, que significou ruptura com a tradição anterior cristã, fundamentada em Deus, e passou-se a valorizar o homem.
É o período chamado Humanismo Renascentista: artes plásticas, valorização do homem - liberdade e criatividade
É o momento em