Pedagogia
Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia – Imperatriz
Curso de Pedagogia
Disciplina: Filosofia da Educação II
A FILOSOFIA E A EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE
ADELAIDE MEIRELES E MIRINEIDE SILVA
IMPERATRIZ
2013
RESUMO
Percorrer a educação na antiguidade a partir pela Grécia antiga, esta centrada na formação integral, do corpo e do espírito. Explorar o modelo espartano, eminentemente militarista e o ateniense, voltado à intelectualidade. Mostrar a educação no período Helenístico e no período Clássico. Investigar a origem da pedagogia grega e as idéias de Platão, como fundador da teoria da educação e da pedagogia.
PALAVRAS-CHAVES: Educação, Filosofia, História.
INTRODUÇÃO
A educação na Grécia teve formas diferentes. No decorrer deste trabalho, veremos essas diferenças. Em Esparta ela assume um papel de preparação para a guerra. Entretanto, em Atenas assume um papel mais intelectual.
Na Grécia foi o local onde fluiu a sofistica, mesmo que, não tenha sido a Grécia o local de origem da sofistica. Os sofistas tiveram grande importância na profissionalização da educação. Além disso, a Grécia é considerada como o berço da pedagogia.
No decorrer deste trabalho veremos todos esses aspectos da educação grega e as contribuições que ela trouxe até os dias de hoje.
A EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
Entre os povos da antiguidade, em matéria de educação, os gregos são os que mais se sobressaem, e na Grécia Antiga que surgem as primeiras teorias educacionais. A compreensão de cultura e do lugar ocupado pelo individuo na sociedade reflete-se no ensino e nas próprias teorias.
“A educação participa na vida e no crescimento da sociedade, tanto no seu destino exterior como na sua estruturação interna e desenvolvimento espiritual; e, uma vez que o desenvolvimento social depende da consciência dos valores que regem a vida humana, a história da educação está essencialmente condicionada pelos valores