administração
Davenport (1998) explicita que, durante muito tempo, dados foram entendidos como informação. Hoje, deve-se lançar mão de conhecimento para falar sobre a informação – daí a popularidade da “gestão do conhecimento”
Dessa forma, de acordo com Beuren (1998), pode-se considerar que a informação deve ser usada para identificar alternativas para criar vantagens para as empresas, no sentido de alterar seu poder de barganha com o ambiente externo, criar barreiras a novos entrantes no mercado, promover a diferenciação, configurar novas cadeias de valor, penetrar em novas economias, entre outros aspectos.
QUESTÕES:
PESQUISA DE MERCADO
Professora Gisleine
1- Veja esta parte do texto: "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.
Após os conceitos que você aprendeu em aula e na webaula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?
2- Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?
Sugestão de leitura imperdível e fundamental: LEVITT, Theodore. Miopia em marketing.
Harvard Business Review, Jul./ago. 1960.
MARKETING
Marcos Marques/Henry Nonaka
1- Veja esta parte do texto: "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer.
Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a