diversos
Trabalho apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Filosofia da Educação ao Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí – UFPI.
TERESINA
SETEMBRO/2013
O ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: O QUÊ, PARA QUÊ E PARA QUEM?
Falar do estudo e ensino de filosofia é ao mesmo tempo fácil e complicado visto que esta possui várias definições. No entanto, é importante fazer uma breve introdução da história desta, na evolução humana.
A palavra filosofia deriva do grego e significa “amor a sabedoria”. Ela teve seu surgimento na Grécia antiga entre os séculos VI e VII a.C. desde o momento que o homem começa a refletir sobre a vida e sobre o universo, procurando uma solução para os problemas e questões da humanidade. No princípio existiam apenas pensadores, não caracterizados ainda com o nome de filósofos, nesse período a própria Grécia antiga ainda não existia, o que tínhamos eram povos que, em parte, tinham certas características habitacionais, linguísticas e sociais parecidas, unidos principalmente pela pratica comercial.
A civilização grega só surgiu à partir de 4000 anos atrás quando diversos povos se fixaram na região da península Balcânica, começando a manter entre eles relações mais profundas de convivência e interação social. O local era improprio para a agricultura, no entanto sua posição geográfica facilitava o comercio marítimo, prática que foi a principal responsável pela estruturação da civilização, que conhecemos hoje como Grécia Antiga.
Foi na Grécia que surgiram os dois grupos, por assim dizer, de pensadores que fundaram a prática do conhecimento teórico e prático, assim como a prática de transmissão desse conhecimento, podemos separa-los como Filósofos e Sofistas. Esses dois grupos distinguem principalmente na forma de tratar o conhecimento. Os filósofos preocupavam-se com a busca da verdade, sendo