pampa
O Pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, onde ocupa uma área de 176.496 km² . Isto corresponde a 63% do território estadual e a 2,07% do território brasileiro. As paisagens naturais do Pampa são variadas, de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas. O bioma exibe um imenso patrimônio cultural associado à biodiversidade. As paisagens naturais do Pampa se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc.
Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita. Estimativas indicam valores em torno de 3000 espécies de plantas, com notável diversidade de gramíneas, são mais de 450 espécies capim-forquilha, grama-tapete, flechilhas, brabas-de-bode, cabelos de-porco, dentre outras. Nas áreas de campo natural, também se destacam as espécies de compostas e de leguminosas,como a babosa-do-campo, o amendoim-nativo e o trevo-nativo. Nas áreas de afloramentos rochosos podem ser encontradas muitas espécies de cactáceas. Entre as várias espécies vegetais típicas do Pampa vale destacar o Algarrobo e o Nhandavaí arbusto cujos remanescentes podem ser encontrados apenas no Parque Estadual do Espinilho, no município de Barra do Quaraí.
A fauna é expressiva, com quase 500 espécies de aves, dentre elas a ema , o perdigão , a perdiz , o quer-quero , caminheiro-de-espora ,o joão-de-barro, o sabiá-do-campo e o pica-pau do campo .Também ocorrem mais de 100 espécies de mamíferos terrestres, incluindo o veado-campeiro ,o graxaim , o zorrilho , o furão , o tatu-mulita , o preá e várias espécies de tuco-tucos . O Pampa abriga um ecossistema muito rico, com muitas espécies endêmicas tais como: Tuco-tuco , o beija-flor-de-barba-azul ; o sapinho-de-barriga-vermelha e algumas ameaçadas de extinção tais como: o veado