Pampas
Índice:
Introdução:
Desenvolvimento:
Pampa:
“Pampa” veio de uma expressão quéchua (idioma sul-americano de origem indígena), e significa região plana. Abrange cerca de 700 000 km² do Brasil e 2,4% de sua vegetação. Estão presentes também:
República Ocidental do Uruguai
Corrientes
Entrerríos
Santa Fé
La Pampa
Sua localização fica entre 30° e 34° (latitude sul) e 63° e 57° (latitude oeste).
São conhecidos por terem sido sede das batalhas da Guerra do Paraguai entre os anos 1865 e 1870, chamados por “Campanha Gaúcha”, “Campos Sulinos” e “Campos do Sul”.
Muito antes da presença humana na América, onde consideramos como o pampa, existiam muitos animais ali como uma megafauna (animais de tamanho considerável e hoje extintos). Os estudos paleontológicos feitos pelos Arroio Chuí, localizado no sul do Estado, encontraram fósseis de herbívoros de grande porte. Entre estes fósseis está o de uma preguiça gigante primitiva.
Estudos atuais encontraram fósseis de animais da família dos equídeos, animais primitivos semelhantes a cavalos e burros, e estes pastavam nas planícies do pampa há 14.000 A.P aproximadamente. Túneis de mamíferos primitivos foram encontrados, semelhantes ao de um tatu gigante. É possível afirmar que os ecossistemas do pampa se constituíram através de animais pastadores primitivos, porém, a megafauna extinta dos Campos Sulinos jamais apresentou tamanha diversidade de herbívoros pastadores.
São conhecidas apenas duas espécies de equídeos e alguns camelídeo. Alguns herbívoros pré-históricos eram podadores antes de pastadores, como os cervídeos, preguiças-gigantes. Ou então habitantes com proximidade aos corpos de água.
O pampa consiste em uma área de campos, mas também apresenta grutas e cavernas, como em Caçapava do Sul. Além disso possui sítios arqueológicos para o estudo de herbáceas, plantas que possuem entre 10 e 50cm; gramíneas; arbustos e árvores; e também plantas rasteiras. O