pampas
Também conhecido pelos nomes de Campanha Gaúcha, Campos Sulinos e Campos do Sul, o pampa foi o território onde ocorreram as batalhas da Guerra do Paraguai entre os anos de 1865 e 1870, conflito que teve participação do Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai.
Apesar de ser uma área de campos, o pampa também apresenta outras formações geográficas como grutas e cavernas, encontradas em regiões como Caçapava do Sul e Pedra do Segredo. Além disso, possui sítios arqueológicos como o de Mata, cidade do Rio Grande do Sul, onde são encontradas árvores petrificadas. No que se refere à vegetação, o pampa tem o predomínio da herbácea, que possui entre 10 e 50 cm de altura, gramíneas, alguns arbustos e árvores (perto de cursos d’água); e plantas rasteiras. O relevo aplanado possui entre 500 metros e 800 metros de altitude.
Ao ser observado ao longe, o pampa tem a aparência de um tapete verde por possuir paisagem plana e homogênea. Em comparação a savanas e florestas, o pampa é considerado fundamental na atenuação do efeito estufa, controle da erosão do solo e preservação da biodiversidade.
Na parte do pampa que pertence o Brasil, são encontrados mais de 3 mil tipos de plantas vasculares. Entre elas, destacam-se as gramíneas como o capim-mimoso, que compõe a dieta de equinos, bovinos e grandes herbívoros silvestres. A pampa conta com mais de 350 espécies de aves como caturritas, anus-pretos e pica-paus, além de 90 tipos de mamíferos como tatus, veados e guaraxains.