Importancia da filosofia
INTRODUÇÃO
A origem da Filosofia como ciência, ou mesmo como forma de estudo das inquietações humanas surge no século VI a.C, na Grécia antiga, que é chamada de “o berço da Filosofia ocidental”. A Filosofia surgiu da vontade e da necessidade do ser humano entender o que há ao seu redor. Na medida em que o homem foi se adaptando e transformando a natureza, problemas eventualmente surgiram, e o filosofo busca, justamente, a resposta para estas questões.
A cultura da Grécia Antiga é considerada a base da cultura da civilização ocidental. A cultura grega exerceu poderosa influência sobre os romanos, que se encarregaram de repassá-la a diversas partes da Europa. A civilização grega antiga teve influência na linguagem, na política, no sistema educacional, na filosofia, na ciência, na tecnologia, na arte e na arquitectura moderna, particularmente durante a renascença da Europa ocidental e durante os A Grécia desempenhou papel de primeiro plano na Antiguidade, constituindo uma civilização cuja influência foi profunda, na formação da cultura ocidental. A Grécia desempenhou papel de primeiro plano na Antiguidade, constituindo uma civilização cuja influência foi profunda, na formação da cultura ocidental.
Da Grécia antiga herdamos não só uma extensa gama de conhecimentos científicos, desenvolvidos por pensadores como Pitágoras, Eratóstenes, Euclides, Tales, Arquimedes, como também os grandes fundamentos do pensamento filosófico e político presente nas obras de Sócrates, Platão, Aristóteles e outros. Também nossos padrões estéticos de arte e beleza foram herdados dos gregos, influenciados por sua escultura, arquitetura e teatro.
Aristóteles que eles reconheceram a ciência como uma disciplina diferente da filosofia. Entretanto, eles fizeram descobertas surpreendentes e seus nomes são reconhecidos ainda hoje.
Pitágoras (570-500 a.C) não foi somente pioneiro no estudo das matemáticas no mundo ocidental, mas