importancia da filosofia
A filosofia sempre fez parte do nosso cotidiano, ou seja, em todas as sociedades sempre se observou o fenômeno filosófico. A filosofia nasce a partir da divergência entre o que chamamos de senso comum e pensamento critico. Portanto, no momento em que o ser humano questiona o que seria a verdade sobre algo, há um pensamento critico e isso o coloca em universo filosófico.
De acordo com Heidegger (2008), filosofamos mesmo quando não sabemos nada sobre isso, mesmo que não "façamos filosofia". Não filosofamos apenas uma vez ou outra, mas de modo constante e necessário porque existimos como homens.
Diante disto, nota-se que o homem já sabia filosofar antes de saber o que isso significava
2 A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NO SÉCULO XXI Nos dias atuais, a sociedade ainda se questiona a importância da filosofia para a vida real. Consideram a filosofia e o filosofo como algo ou alguém fora da realidade, que ninguém entende. Todavia, são varias as contribuições dos filósofos para o mundo atual. A partir do pensamento racional inaugurado por eles, possibilitou-se a criação da ciência e suas diversas áreas como: física, matemática, política, entre outras. Fenômenos que antes eram explicados pela ação dos deuses, puderam ser compreendidos de maneira racional, possibilitando o desenvolvimento da tecnologia que facilitaram a vida em sociedade.
E também, foi graças às observações desses filósofos que o homem moderno conseguiu através de todo um desenvolvimento científico fazer novas descobertas que diariamente transformam nossa vida de maneira inesperada. Um exemplo dessa transformação e interferência da ciência na vida humana é a presença do computador, que assume a cada dia maior importância em nosso cotidiano.
Porém, a filosofia não proporcionou somente o desenvolvimento tecnológico e científico, proporcionou também transformação nas relações sociais. As discussões filosóficas antigas possuíam somente um motivo: orientar de maneira racional a vida das