Filosofia - empirismo, racionalismo..
De
Filosofia
Nome: Jordana Teixeira Resende Nº: 42 Laura Resende Rodrigues Nº: 43
2ª Série Professora: Aparecida
Empirismo
Características Principais * Empirismo é uma doutrina filosófica que defende a ideia de que somente as experiências são capazes de gerar ideias e conhecimentos. * Entende-se por empírico aquilo que pode ter sua veracidade ou falsidade verificada por meio dos resultados de experiências e observações. * Teorias não bastam, somente através da experiência, de fatos ocorridos observados, um conhecimento é considerado pelo empirista. * Esta doutrina filosófica foi definida no século XVII pelo filósofo inglês John Locke, na qual o mesmo dizia que todos os seres humanos nascem com a mente em branco, ou seja, limpa. E é com as experiências e conhecimentos adquiridos em vida é que a personalidade se forma. Logo, a sociedade interfere diretamente na formação dos indivíduos.
Precursores * John Locke (considerado o “pai” do empirismo filosófico) * Aristóteles * Tomás de Aquino * Francis Bacon * Thomas Hobbes * George Berkeley * David Hume * John Stuart Mill
Racionalismo
Características principais * Tendência filosófica que se desenvolveu no século XVII, na Europa. * É caracterizada por afirmar que a razão é a fonte de nosso conhecimento. * Oferece versões diferentes de como razão baseada no conhecimento, e sua relação com a experiência. geralmente pensado que o racionalismo se opõe empirismo britânico, que acredita que o a experiência é a fonte de nosso conhecimento. * Num sentido mais geral, o "racionalismo" se refere a qualquer doutrina filosófica que acredita que a realidade é inteligível, ou seja, ter uma natureza racional (racionalismo metafísico).
Precursores
* Parmênides * Platão * Hegel * Descartes * Spinoza * Leibniz
Cartesianismo
Características principais * Gerou a rejeição de