geopolitica: o papel dos eua e a nova desordem mundial
Racionalismo e Empirismo
Nome: Stefanie de Oliveira Ramos
Nº: 33
Série: 1º C
Disciplina: Filosofia
Indice
Introdução Pág:01
Racionalismo Pág:02
A Matemática Racionalista Pág:02/03
Empirismo Pág:03
Empirismo na Ciência Pág:03
Empirismo na Filosofia Pág:03/04
Bibliografia Pág:05
Introdução
O racionalismo é a corrente que iniciou com a definição do raciocínio como uma operação mental, discursiva e lógica que usa uma ou mais proposições para extrair conclusões - se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a ideia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo.
Na filosofia, empirismo foi uma teoria do conhecimento que afirma que o conhecimento vem apenas ou principalmente, a partir da experiência sensorial.1 Um dos vários pontos de vista da epistemologia, o estudo do conhecimento humano, juntamente com o racionalismo, o idealismo e historicismo, o empirismo enfatiza o papel da experiência e da evidência, experiência sensorial, especialmente, na formação de ideias, sobre a noção de idéias inatas ou tradições;2 empiristas podem argumentar, porém, que as tradições (ou costumes) surgem devido às relações de experiências sensoriais anteriores.
Pág: 01
Racionalismo
O racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados