Trabalho de Filosofia - Racionalismo
O racionalismo cartesiano irrompeu de forma decisiva aos alicerces da modernidade. Seu principal protagonista, Renée Descartes, contemporâneo de Galileu Galilei, recorrendo às mais profundas considerações racionais e, amparado pelos inquestionáveis princípios matemáticos, empenhou-se em demolir racionalmente a totalidade das estruturas instituídas por séculos de divagações e incertezas tradicionais. Como diz Marcondes em: Textos Básicos de Filosofia.
“Descartes considerava um de seus objetivos primordiais a fundamentação da nova ciência natural então nascente, defendendo sua validade diante dos erros da ciência antiga e mostrando a necessidade de se encontrar o verdadeiro método cientifico que colocasse a ciência no caminho correto para o desenvolvimento do conhecimento, o que se propõe no discurso do método.” (2005, p.73).
Dos erros da ciência antiga podemos destacar a ideia da concepção geocêntrica, que acabara de ser combatida pouco tempo antes com Copérnico (1473-1543) desvendando que a terra não é o centro do universo mas sim que faz parte, como os outros demais planetas conhecidos de então, deste universo e que giram em torno do sol, e não estes que girariam em torno da terra estando ela no centro do universo . O sol sim seria o “centro” deste universo, ou seja, o Heliocentrismo.
No tramitar da história da filosofia temos a filosofia antiga, a qual para Descartes representara a infância da humanidade, dado os primeiros passos e experiências preliminares na cultura ocidental.
Descartes, portanto, baseando-se nesses fatos científicos “quebrados”, entre outros, declara que não poderia continuar a acreditar em tudo, sem que fizesse um estudo metódico.
1.1 - TEORIA DE RENÉ DESCARTES René Descartes é figura essencial na compreensão da filosofia moderna. Porque com ele inicia-se uma nova fase na evolução da Teoria do Conhecimento. Esta, na Antiguidade Greco-Romana e na Idade Média, tinha girado em torno ao objeto do